O Campeonato Sueco de Futebol de 2019 foi a 95ª edição do principal torneio nacional do país. Disputado entre abril e novembro, o campeonato contou com a participação de 16 equipes, todas jogando entre si em um sistema de pontos corridos, em turno e returno.

A competição foi bastante disputada, mas o AIK Solna acabou levando a melhor e sagrando-se campeão. Com 64 pontos em 30 jogos, a equipe teve uma campanha consistente ao longo do campeonato e foi merecedora do título.

O vice-campeonato ficou com o Djurgardens, que somou 60 pontos em 30 partidas. Em 3º lugar veio o Malmo, com 59 pontos, seguido pelo Hammarby, com 55 pontos.

Entre os destaques individuais do Campeonato Sueco de 2019, vale destacar o atacante Jordan Larsson, do Norrkoping. Filho do lendário Henrik Larsson, Jordan teve uma temporada muito boa, marcando 15 gols em 28 jogos. Outro atleta que chamou atenção foi o meia Magnus Eriksson, do Djurgardens, que alternou boas atuações com gols e assistências importantes.

Além disso, alguns times surpreenderam positivamente na competição. Um deles foi o Ostersunds FK, que terminou em 8º lugar com 42 pontos, demonstrando um futebol agressivo e uma forte marcação. Outro foi o Sirius, que terminou em 12º, mas com uma campanha satisfatória para um time de menor expressão.

Por outro lado, alguns times decepcionaram em 2019. O Gotteborg, por exemplo, terminou em 13º lugar, próximo da zona de rebaixamento, após uma temporada apagada e sem muitos destaques individuais. O Kalmar, por sua vez, acabou sendo rebaixado para a segunda divisão, após somar apenas 24 pontos em 30 jogos.

No geral, o Campeonato Sueco de 2019 foi uma competição interessante e bem disputada, que mostrou a força do futebol local e de algumas equipes que prometem continuar crescendo nas próximas temporadas. Com certeza, os amantes do esporte podem esperar por mais emoções e jogos de qualidade na próxima edição do campeonato.